Imagem topo da página

Blog

A todo vapor

21 de fevereiro – Dia do Imigrante Italiano

Os primeiros imigrantes italianos começaram a chegar ao Brasil por volta dos anos de 1870 em uma expedição de Pietro Tabacchi para o Espírito Santo. Este evento ficou marcado como o início do processo de migração dos italianos para o Brasil e instituiu oficialmente o dia 21 de fevereiro como Dia Nacional do Imigrante Italiano no calendário brasileiro.  

Grande parte dos italianos que migrou para o Brasil eram de origem pobre, principalmente os das regiões rurais da Itália e o Brasil era visto como uma terra nova, repleta de oportunidades. A Itália naquela época passava por uma crise de emprego e o alto crescimento populacional não foi acompanhado pelo crescimento econômico e pela geração de novos empregos, fazendo com que muitos italianos optassem pela vida em outros países. Grande parte das colônias italianas se concentrou nas regiões sul e sudeste do Brasil. O estado de São Paulo foi o que mais recebeu imigrantes italianos para trabalhar nas lavouras de café e também nas indústrias da capital. Já no sul do país, estes imigrantes se concentraram, principalmente, na região da Serra Gaúcha.

A cultura de uva para a produção de vinho foi a principal atividade econômica realizada por eles. Os italianos que vieram viver no Brasil trouxeram na bagagem muitas características culturais que foram incorporadas à cultura brasileira e estão presentes até os dias de hoje.

Para celebrar essa data que marca uma história de luta e coragem mas sem perder o espírito alegre, a Photo Antiga do Mundo a Vapor estará com uma promoção: o visitante que optar por fazer sua foto no cenário da Cantina Italiana e adquiri-la com moldura ganhará mais uma foto impressa.

 

Fique por dentro das novidades!

Newsletter