Imagem topo da página

Blog

A todo vapor

30 de abril – Dia do Ferroviário

E neste 30 de abril celebramos o Dia do Ferroviário! Geralmente uma data comemorativa é fruto de algum fato histórico que justifique a sua escolha. Pois com o Dia do Ferroviário não é diferente, ele remete a data de inauguração da Estrada de Ferro de Petrópolis, em 1854. Essa foi primeira linha de ferro brasileira, também conhecida como Estrada de Ferro Mauá, iniciava no Rio de Janeiro e terminava em direção à Petrópolis, percorrendo 14 km.

A história do nosso país passa pelos trilhos dos trens, que recortavam vales e montanhas para aproximar distâncias, promover o desenvolvimento econômico e social das comunidades. E foi graças ao árduo trabalho dos ferroviários que isso se tornou possível.

Mesmo as ferrovias tendo cedido espaço para as rodovias, o Brasil ainda conta com linhas férreas importantes, responsáveis pelo transporte de cargas e em poucos locais por linhas que transportam passageiros e têm, em sua maioria, um cunho turístico.

Pelas mãos dos ferroviários nasceram milhares de quilômetros de estradas no Brasil, oferecendo um meio de transporte eficiente, barato e limpo, no que se refere à poluição ambiental.

Nós, que somos apaixonados por essas incríveis máquinas feitas em ferro, parabenizamos todas as pessoas que fizeram e fazem dos trilhos do trem um motivo de orgulho para todos os brasileiros!

E aqui no parque você tem a oportunidade de conhecer parte desse universo que é a nossa razão de ser. Ninguém chega ao centro de Canela sem antes passar por uma das imagens mais fotografadas da cidade, a fachada do Mundo a Vapor. Mas não se engane, além do trem que reproduz a cena de um famoso acidente ferroviário que aconteceu em Paris, em 1930, o local merece a visita por apresentar exclusividades como a menor fábrica de papel do mundo em funcionamento.

O que difere o Mundo a Vapor de outros parques da Serra? O fato de reunir um conjunto de mais de 20 peças únicas, que foram fabricadas artesanalmente e que estão em pleno funcionamento. A diversão para os pequenos inclui um passeio no trenzinho que percorre o jardim. Já os adultos também não perdem a oportunidade de entrar na brincadeira e fazer uma foto de época com figurino personalizado.

Fotos: Divulgação

Fique por dentro das novidades!

Newsletter