Imagem topo da página

Blog

A todo vapor

7 curiosidades sobre as máquinas a vapor pelo mundo

Se você também é daquelas pessoas que adoram descobrir curiosidades, nós selecionamos algumas para contar sobre as máquinas a vapor. Aqui em nosso parque temático, elas reinam absolutas. Mostram que, através do tempo, transformaram cenários, cidades e países, e ajudam a contar a história e a evolução do homem. Quem nos visita faz uma volta ao mundo através das máquinas em diferentes épocas. Prepare-se para ser surpreendido. Afinal, o Mundo a Vapor é repleto de diversão e conhecimento!

1 – BARCAÇA A VAPOR

Estados Unidos, Nova Orleans, Louisiana, 1812. Uma viagem nunca antes vista no continente americano. Um misto de ousadia e coragem levou o barco Nova Orleans a navegar contra correnteza e contra as expectativas dos europeus, mostrando ao Velho Continente que “os yankees também podem”.

2 – TRATOR AGRÍCOLA

África do Sul, 1909. Terras férteis esperavam pelo maquinário a vapor que vinha da Europa, tirando das mãos do povo o trabalho exaustivo do campo, dando a eles as ferramentas necessárias para serem donos do próprio destino.

3 – MOINHO DE PEDRA

Atual Romênia (Transilvânia na época), 1700. Recém chegado na Europa, o milho encontrou as condições ideais para seu cultivo na Romênia. O grão de milho foi usado como o de trigo, virando farinha, que deu origem a receita da polenta (prato bastante consumido, especialmente pelos descendentes de italianos aqui na Serra Gaúcha).

Dica: Ventos, moinhos e usinas eólicas contam a história da Holanda

4 – FÁBRICA DE ERVA-MATE

Argentina, 1875. Vindos dos Andes há milhares de anos antes da chegada dos europeus, os índios charruas já consumiam a erva-mate, que deu origem ao ritual do chimarrão, bebida que é compartilhada entre os países sul-americanos.

5 – FÁBRICA DE PAPEL

China, Shaanxi, 1950. Há milhares de anos surgiu aquele que seria o princípio do papel. Hoje o país é um dos maiores produtores de papel do mundo. Desde a época das dinastias até os atuais, com os  arranha-céus de Shangai, o papel tem grande importância histórica.

6 – PEDREIRA

Austrália, Willunga, 1853. Aos milhares, ingleses imigravam rumo ao inóspito e hostil outback australiano para extrair minérios, fugindo do desemprego da região da Cornoália, no Reino Unido.

7 – SERRARIA

Brasil, Serra Gaúcha, 1950. As serrarias dominam o cenário na época. Porém, a cidade de Canela não tinha indústrias capazes de receber um motor a vapor fixo. Desta forma, as locomóveis surgiram como uma alternativa para atender várias serrarias, que utilizavam as máquinas de forma cooperada para manufaturar a madeira.

Quer conferir as réplicas de perto e saber mais sobre as correlações entre os países e as máquinas a vapor? Na visita guiada do Mundo a Vapor, nossos monitores contam muitos detalhes desse passeio através do tempo!

Garanta seu ingresso clicando no banner abaixo:


Fique por dentro das novidades!

Newsletter