Imagem topo da página

Blog

Atrações

Usina Hidrelétrica: água que vira luz!

Aqui no Mundo a Vapor você faz uma volta ao mundo descobrindo grandes feitos da humanidade. Como? Passeando pelos países e conhecendo as suas obras icônicas movidas a vapor. Hoje vamos levar você para a Rússia, viajaremos no tempo até 1960, quando essa região era denominada União Soviética. Para descobrir como a água se transforma em energia em uma Usina Hidrelétrica, é só continuar lendo o post aqui!

Engenharia e natureza transformadas em energia na Usina Hidrelétrica

Assim, poderemos compreender como funciona a força hidráulica na produção de eletricidade. Estas grandes estruturas se aproveitam do movimento dos rios e da força das águas para a obtenção da energia. Na realidade e, é um intrincado projeto de engenharia que demanda enormes esforços de construção.

Quando um rio é represado, essa água gera pressão, que descendo rumo às turbinas provoca o movimento necessário para o gerador funcionar, promovendo a energia elétrica. Então, essa energia passará por transformadores até as linhas de alta tensão, onde é distribuída na rede elétrica das cidades.

Hidrelétrica localizada no Rio Ienissei, na Rússia.

Brasil entre as maiores Usinas Hidrelétricas

Você sabia que até hoje a Rússia possui uma das maiores usinas hidrelétricas do mundo? Aliás, cerca de 20% de toda a energia elétrica produzida no mundo é proveniente de usinas hidrelétricas. Aqui no Brasil temos a Usina Hidrelétrica de Itaipu, que fica no Estado do Paraná, ela ocupa o segundo lugar do ranking das maiores do mundo, com uma produção de 14.000 MW. O Brasil produz cerca de 72% da energia nacional através de usinas hidrelétricas.

Para ver a explicação do nosso monitor e ver essa réplica de pertinho, é só garantir seu ingresso, clicando no banner abaixo.

compra de ingresso

CURIOSIDADES SOBRE A HIDRELÉTRICA:

  • Assim como grande parte das usinas no mundo, a maior hidrelétrica da Rússia foi construída com o propósito único de atender a indústria e não consumidor doméstico;
  • A hidrelétrica está localizada no rio Yenisei, o maior rio que desemboca no oceano ártico;
  • Houve quatro grandes acidentes na usina desde sua abertura, os três primeiros foram por causa das enchentes de primavera. Nessa região da Rússia, o inverno pode chegar a -50ºC e no verão pode chegar a 40ºC. Logo, a água congela no inverno, e na primavera ocorrem enchentes. Porém, esses acidentes não têm muita gravidade, pois a hidrelétrica foi construída pensando-se neles. Contudo, em 2009 houve um acidente mais sério, a parte onde os geradores ficam foi inundada e eles explodiram debaixo d’água, causando um prejuízo de quase 2 bilhões de dólares.

Dica: Você sabe como funciona uma Usina Termelétrica?

  • As hidrelétricas aqui no Brasil compõe a maior parte da nossa produção de energia elétrica. O Brasil hoje é segundo maior produtor de energia hidrelétrica do mundo.
  • Os cinco maiores produtores de energia hidrelétrica do mundo são: China, Brasil, Canadá, Eua e Rússia. Estes também são os cinco maiores países do mundo em território, em diferente ordem. Isso mostra o quanto é necessário um grande território com grandes rios para se produzir essa energia.

E ai, gostou do nosso post?
Comente aqui o que você achou e, se tiver alguma dúvida, fique à vontade para perguntar!

Não se esqueça de nos acompanhar nas nossas redes sociais:

@mundoavaporserragaucha | Facebook do Mundo

Fique por dentro das novidades!

Newsletter