Imagem topo da página

Blog

A todo vapor

Aluno de projeto social de Canela protagonizou espetáculo de Natal no Mineirinho

Eduardo Souza Veras tem aulas de técnica vocal na Academia de Arte e Cultura e foi protagonista do maior espetáculo indoor de Natal da América Latina.

O sonho de aprender a cantar tomou proporções continentais para o pequeno Eduardo Souza Veras de apenas 11 anos. O menino embarcou para Belo Horizonte para protagonizar o maior espetáculo indoor de Natal da América Latina.

Foto: Sergio Azevedo

Ele foi selecionado para participar do show natalino “Uskoa – O sonho do Papai Noel” depois de ser revelado no projeto social Academia de Arte e Cultura que ensina diferentes modalidades artísticas de forma totalmente gratuita a crianças e adolescentes da rede municipal de Canela, na Serra Gaúcha. 

“Eu sempre gostei de cantar. Eu sempre vibrei com a música, me sinto muito bem quando estou cantando, me dá uma alegria, eu esqueço de tudo”, conta empolgado o garoto. Com o apoio da mãe Maria Auxiliadora de Souza Afonso, ele se preparou para cantar e atuar no ginásio Mineirinho para uma plateia de aproximadamente dez mil pessoas por show (ao todo foram nove sessões em quatro dias). Para isso contou com preparação vocal, expressão corporal e atuação em uma rotina puxada.

Por capricho do acaso, a estreia de Eduardo nos palcos em Minas Gerais teve sua mística. A mãe é mineira de Juiz de Fora e pode retornar ao estado de origem para ver o filho cantar em público pela primeira vez. “Eu estava muito nervosa com tudo isso, principalmente nos primeiros dias. É uma novidade muito grande, esperava muito dele mas não tão rápido, tão de repente. Estou confiante de que vai ser o primeiro de muitos outros trabalhos ao longo da vida”, vibra Maria Auxiliadora.

Para o diretor da D’arte Multiarte, empresa criativa à frente do espetáculo e criadora da Academia de Arte e Cultura, Rodrigo Cadorin, a escolha do jovem cantor é mais um marco para o projeto. “Pra gente é uma emoção muito grande poder encontrar um talento como esse dentro do nosso próprio projeto percebendo que conseguimos realizar o objetivo principal da Academia de Arte e Cultura que é transformar realidades através da arte e formar novos artistas para o mercado de trabalho. O Eduardo tem um talento incrível e tenho certeza que este será o primeiro de muitos trabalhos profissionais dele”, avalia Cadorin que também é um dos preparadores vocais do menino que não é a única revelação do projeto que já tem sete anos. Desde 2012, outros jovens talentos também foram garimpados na iniciativa como o bailarino Márcio Moura, 16 anos, que já conquistou bolsas de estudo na Europa.

“Uskoa – O sonho do Papai Noel” estreou no dia 20 de dezembro, às 18h no Mineirinho em Belo Horizonte e teve novas sessões que foram até o dia 23 de dezembro. Seis carretas, 80 artistas, 190 figurinos e 150 profissionais de staff foi o tamanho da bagagem que o espetáculo levou de Canela para a capital mineira. O musical, que teve um palco de 1.400 m², cenografia que totalizou 1.100 m² e uma plateia de mais de 10 mil espectadores por sessão, foi considerado o maior espetáculo de Natal indoor da América Latina. 

Mas nada disso assustou Eduardo, que teve a responsabilidade de interpretar ninguém menos que o Papai Noel criança. “Eu achei muito legal, eu amei essa notícia, eu estou muito, mas muito feliz”, vibrou emocionado o pequeno. A criação, produção e direção do musical é da empresa gaúcha D’arte Multiarte. 

Fotos: Sérgio Azevedo

Tags:

#arte #Natal

Fique por dentro das novidades!

Newsletter