Imagem topo da página

Blog

História

As datas especiais de setembro

Setembro é um mês cheio de datas especiais. Algumas merecem celebração outras, reflexão. O Peppe reuniu algumas curiosidades sobre cada uma para compartilhar com vocês, vamos conferir?

1º de Setembro – Dia do Profissional de Educação Física
A data foi escolhida com base em 1º de setembro de 1998, dia em que foi criado o decreto de lei nº 9.696 que regularizou o profissional de educação física federalmente. A principal função desse profissional é promover a saúde da sociedade através de atividades físicas.

03 de Setembro – Dia do Biólogo
O biólogo é um profissional que atua em todas as áreas que envolvem o estudo da vida e que estão divididas em: Meio Ambiente e Biodiversidade, Saúde, Biotecnologia e Produção. A profissão tornou-se legal após a lei nº 6.684, em 03 de setembro de 1979, ter sido sancionada.

05 de Setembro – Dia da Amazônia
A data foi escolhida com base no dia 5 de setembro de 1850, quando D. Pedro II criou o atual estado do Amazonas. O objetivo dessa data comemorativa é criar uma conscientização na população sobre a relevância da floresta Amazônica e sobre o impacto negativo que a ação do homem traz para o mundo (desmatamento, desequilíbrio da fauna e da flora, poluição, etc.)

07 de Setembro – Independência do Brasil
A Independência do Brasil é o feriado em que se celebra a emancipação brasileira do Reino de Portugal. O Dia da Independência do Brasil foi dia 7 de setembro de 1822, data que ficou conhecida pelo episódio do “Grito do Ipiranga”. Após a Independência, o Brasil continuou a ser uma Monarquia, forma de governo onde os poderes são exercidos por um rei ou imperador.

08 de Setembro – Dia Mundial da Alfabetização
A data foi instituída pela ONU (Organização das Nações Unidas) e pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) para destacar a importância da alfabetização em uma sociedade.

09 de Setembro – Dia do Administrador
No Brasil, a profissão de administrador foi regulamentada no dia 9 de setembro de 1965, com a assinatura da Lei nº 4.769. Algumas das funções de um profissional de administração são fazer a empresa onde trabalha ser lucrativa, auxiliar na definição de metas e gerir a relação entre funcionários, empresa e fornecedores.

09 de Setembro – Dia do Médico Veterinário
A profissão de veterinário, no Brasil, foi regularizada após a criação do Decreto Lei nº 23.133, em 9 de setembro de 1933. Tal decreto também foi responsável por regularizar o ensino da medicina veterinária nas instituições de Ensino Superior. Uma das principais funções do veterinário é cuidar da saúde de todos os animais, sejam eles domésticos, silvestres, etc.

12 de Setembro – Dia da Recreação
Apesar de não haver nenhuma lei que regulamente o dia 12 de setembro como Dia da Recreação, a data é celebrada nacionalmente como tal, inclusive pela Associação Brasileira de Recreadores. O objetivo dessa data é incentivar a prática da recreação como forma de lazer e diversão e também como estímulo para o desenvolvimento cognitivo e emocional do indivíduo.

13 de Setembro – Dia do Agrônomo
Apesar de ser designado como “agrônomo”, o título oficial do profissional graduado é o de “engenheiro agrônomo”. No Brasil, a profissão foi regulamentada através do Decreto de Lei nº 23.196, de 12 de outubro de 1933. Algumas das principais funções do agrônomo estão relacionados a agricultura em geral, grandes culturas, engenharia rural, zootecnia, etc.

15 de Setembro – Dia do Cliente
O Dia do Cliente foi criado pelo empresário gaúcho João Carlos Rego, especialista em Marketing e Recursos Humanos. A ideia era criar uma data em que os clientes pudessem ser homenageados, ajudando a desenvolver uma relação de fidelidade entre consumidores e comerciantes. O Dia do Cliente foi oficializado no Rio Grande do Sul em 2003, mas já foi aprovado em 14 estados brasileiros e 167 municípios.

16 de Setembro – Dia Internacional para a Preservação da Camada de Ozônio
A criação dessa data comemorativa foi instituída pela ONU, Organização das Nações Unidas. O objetivo dessa celebração é conscientizar a população sobre o quanto a camada de ozônio é importante, e sobre os problemas ambientais que podem contribuir para a sua destruição. Uma das principais funções da camada de ozônio é a de proteger a Terra contra os raios
ultravioletas.

18 de Setembro – Dia dos Símbolos Nacionais
No dia dos símbolos nacionais, são celebrados a bandeira, as armas, o selo e o hino. No dia 1º de setembro de 1971, a Lei nº 5.700 não só regulamentou tais símbolos, como também instituiu padrões gráficos relacionados a cores, dimensões, etc. A data foi criada para assinalar a importância de cada símbolo na história do país.

19 de Setembro – Dia Nacional do Teatro
No Brasil, o teatro surgiu no século XVI como forma de propagar a fé religiosa cristã. O teatro de entretenimento é uma herança portuguesa, que chegou ao Brasil junto com a família real. Os grupos de teatro brasileiros fizeram suas primeiras apresentações no século XIX , geralmente com um teor cômico.

20 de Setembro – Dia do Gaúcho
A Revolução Farroupilha é uma data significativa para o todo o Brasil, mas principalmente para a Região Sul. Também conhecida como Guerra dos Farrapos, essa revolução foi uma manifestação regional do Rio Grande do Sul, conduzida por pessoas que desejavam ver sua região independente do império que governava o país na época, em 1835.

20 de Setembro – Dia do Engenheiro Químico A profissão de engenheiro químico é regulada pela Lei Federal 5.194, de 24 de dezembro de 1966. Uma das funções de um engenheiro químico é a de executar processos químicos que possam ser reproduzidos em escala industrial. Estes são alguns produtos relacionados com o trabalho do engenheiro químico: plástico, cosméticos, produtos de limpeza, medicamentos, etc.

21 de Setembro – Dia da Árvore
A data foi escolhida tendo em conta a proximidade do início da primavera no Hemisfério Sul, que ocorre no dia 23 de setembro. Além de proporcionar sombra e abrigo para algumas espécies de animais, as árvores contribuem com a produção de oxigênio durante a fotossíntese, com o aumento da umidade do ar, com a diminuição da temperatura, entre outros.

21 de Setembro – Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência
O Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência foi instituído por iniciativa de movimentos sociais, em 1982, e oficializado pela Lei Nº 11.133, de 14 de julho de 2005. A data foi escolhida para coincidir com o Dia da Árvore, representando o nascimento das reivindicações de cidadania e participação em igualdade de condições.

21 de Setembro – Dia Mundial de Conscientização da Doença de Alzeimer
O Mês e o Dia Mundial do Alzheimer, são uma campanha internacional da Alzheimer’s Disease International (ADI) realizada para conscientizar e desafiar o estigma que cerca a demência. No Brasil, onde o Dia Nacional de Conscientização da Doença de Alzheimer foi instituído pela Lei nº 11.736/2008, estima-se que existam 1,2 milhão casos, a maior parte deles ainda sem diagnóstico e, no mundo, cerca de 35,6 milhões de pessoas são diagnosticadas com a Doença

22 de Setembro – Início da Primavera
Trata-se de uma data que acontece todos os anos e pode variar entre os dias 20 e 23 de setembro, no Hemisfério Sul, e entre 20 e 21 de março no Hemisfério Norte. Tradicionalmente, apresenta temperatura amena e úmida e é quando as flores tendem a florescer. No entanto, essas características nem sempre podem ser observadas em todo o território brasileiro devido à predominância do clima quente em praticamente todas as regiões.

22 de Setembro – Dia do Contador O contador é o profissional que tem como principal função administrar a parte financeira, econômica e patrimonial de uma empresa. A escolha da data para celebrar a profissão de contador é uma referência ao dia em que foi criado o curso de Ciências Contábeis: 22 de setembro de 1945.

23 de setembro – Dia dos Filhos
Essa data comemorativa é dedicada ao estreitamento de laços entre pais e filhos. O intuito é fazer com haja uma reflexão sobre a relação existente entre eles. A ideia da criação dessa data comemorativa é garantir que pais e filhos dediquem um tempo especial para desfrutarem da companhia uns dos outros, seja através de passeios, de uma ida ao parque, de viagens ou até mesmo se simples conversas sobre o cotidiano.

24 de Setembro – Dia do Coração
O dia do coração é dedicado à conscientização sobre a importância da prevenção de doenças cardiovasculares. A melhor forma de prevenção é a realização de exames de rotina, consultas médicas periódicas e a prática de um estilo de vida saudável, que contemple dieta alimentar equilibrada e exercícios físicos.

25 de Setembro – Dia do Trânsito
O dia do trânsito é comemorado no dia 25 de setembro pois, nesse mesmo dia, em 1997, o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) foi promulgado através da Lei nº 9.503. O objetivo da instituição dessa data é o de conscientizar a população sobre a importância da responsabilidade no trânsito (tanto da parte dos motoristas quanto da parte dos pedestres) na prevenção de acidentes.

25 de Setembro – Dia Internacional do Farmacêutico
O dia 25 de setembro foi instituído como Dia internacional do farmacêutico, pelo Conselho Federal de Farmácia. Esse conselho é responsável por regulamentar todas as atividades e áreas de atuação de um farmacêutico, dentre elas as indústrias de alimentos, cosméticos e medicamentos, e os laboratórios de análises clínicas.

26 de Setembro – Dia Nacional dos Surdos
A data foi oficializada pelo decreto de Lei nº 11.796, em 2008, para promover a inclusão social de pessoas com deficiência auditiva. Tal dia foi escolhido como homenagem à data de abertura da primeira escola de surdos do Brasil, em 26 de setembro de 1857.

27 de Setembro – Dia Mundial do Turismo
O Dia Mundial do Turismo é comemorado em 27 de setembro, em referência a uma das mais importantes atividades econômicas da atualidade, pertencente ao setor terciário da economia. Essa data foi oficialmente estabelecida pela Organização Mundial do Turismo (OMT) no ano de 1980, logo após a implementação do seu estatuto. É importante, não confundir essa data comemorativa com o Dia Nacional do Turismo, celebrado em 02 de março.

30 de Setembro – Dia da Secretária
A data foi escolhida como homenagem à data de nascimento de Lilian Sholes, filha do inventor da máquina de escrever. Lilian foi a primeira pessoa de sexo feminino a usar uma máquina datilográfica em público. No seu centenário, foi criado um concurso para escolher a melhor datilógrafa. A maioria das participantes eram secretárias, e assim, a data do nascimento de Lilian ficou instituída como Dia da Secretária.

Setembro Amarelo – Mês de Prevenção ao Suicídio
O Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização sobre a importância da prevenção ao suicídio, com o objetivo de alertar a população a respeito da realidade do suicídio no Brasil e no mundo e suas formas de prevenção. Ocorre desde 2015 por meio de identificação de
locais públicos e particulares com a cor amarela e ampla divulgação de informações. Considerando que a primeira medida preventiva do suicídio é a educação, as Instituições de Ensino Superior são espaços naturais para este tipo de abordagem, compartilhando informações sobre o tema.

Fontes:
Site Todaamateria.com.br
Site Mundoeducacao.uol.com.br
Site UFG.com.br
Site.Brasilescola.uol.com.br

Fique por dentro das novidades!

Newsletter