O jeito alegre e despretensioso dos italianos talvez seja o melhor ingrediente de uma pizza. E esse sabor – que resulta da combinação de ingredientes muito simples – nasceu na Itália, se multiplicou pelo mundo e no Brasil ganhou uma data só sua. O Dia da Pizza – 10 de julho – é celebrado desde 1985 em nosso país. Tudo começou com um concurso em São Paulo que elegeu as 10 melhores receitas de mussarela e margherita. Aliás, São Paulo ostenta com orgulho o título de Capital Nacional da Pizza, resultado da forte imigração italiana que caracteriza a cidade.
No entanto, alguns historiadores contestam essa origem, afirmando que os antigos povos egípcios, hebreus e até chineses – muito antes dos italianos – já preparavam uma fina massa recheada com tomates que depois ganhou o nome de pizza, palavra que estava relacionada a ideia de “porções de comida”.
Independente de quem a criou, o fato é que a pizza é uma referência mundial de sabor, esteja você onde estiver! E aqui na Serra Gaúcha não é diferente. Há uma boa quantidade de pizzarias que trabalham as mais variadas propostas: do tradicional rodízio com dezenas de sabores salgados e doces, pizza em metro, pizza no cone, passando pelo serviço de delivery, até a clássica pizza feita em forno à lenha.
Casas temáticas também encontraram seu espaço por aqui e são muito procuradas para um programa em família, especialmente se estiver com crianças. A proposta de rodízio também é a preferida quando se está com a turma de amigos. Agora se o programa for mais romântico, a pizza no forno à lenha combina bem com uma garrafa de vinho e um ambiente mais tranquilo e intimista, perfeito para curtir o friozinho da Serra….delícia!
Então não marque bobeira e bora comemorar o Dia da Pizza!
EM TEMPO: a expressão italiana ‘che figo’ em português quer dizer “que maravilha” ou para nós, gaúchos, que dizer “que legal”
AGRADECIMENTO: agrademos o Restaurante Casa da Serra que na ocasião do Dia da Pizza, presentou os clientes da Photo Antiga com um Voucher promocional.
Imagem extraída de Pixabay