Imagem topo da página

Blog

História

Conheça o Trem do Fim do Mundo, em Ushuaia

Mais uma viagem para os amantes de trem incluírem em seu roteiro. Venha conhecer o Trem do Fim do Mundo!

neve
Foto: Andrés Bonetti

Localizado em Ushuaia, na Argentina, a história do Trem do Fim do Mundo começou em 1902, quando o engenheiro Catello Muratgia iniciou a construção da prisão de Ushuaia. Os prisioneiros passaram a participar de todo o processo de construção do Xilocarril, um pequeno trem que circulava sobre um trilho de madeira, utilizando posteriormente para transporte de cargas e meio de locomoção entre a prisão e os locais de trabalho.

trem do fim do mundo antigo

Em 1910, surgiu o Decauville, dando maior destaque à via férrea da cidade e tornando o trem o meio de transporte mais importante de Ushuaia. A via férrea funcionou durante anos, auxiliando no trabalho das oficinas locais. Em 1949, após um forte terremoto, as vias do trem foram destruídas, o que acarretou no abandono desse meio de transporte até a década de 90. Em 1994, começa a restauração do local, dando origem ao Trem do Fim do Mundo, um importante passeio turístico que retrata a história do local e transporta os passageiros pelas paisagens exuberantes da Patagônia Argentina.

trem do fim do mundo

Durante o percurso, que recria o antigo trajeto feito pelos presos e conta as suas histórias, os turistas passam por seis estações, chegando até a Estação do Parque Nacional Terra do Fogo. Tudo isso a bordo de vagões aquecidos, assentos confortáveis e janelas amplas, com sistema de áudio a bordo e traduções em diversos idiomas. Os trens relembram os tempos dourados da ferrovia e a origem do vapor. O percurso total, de ida e volta, dura cerca de 2 horas.

trem do fim do mundo serviço

Leia também: Vindima no Mundo a Vapor começa dia 15

Por que Trem do Fim do Mundo?

O nome da rota de trem se deve à proximidade da cidade de Ushuaia com a Antártica. São pouco mais de mil quilômetros, tornando essa a cidade mais austral do planeta. Além do passeio de trem, há diversas outras atrações, e é o lugar perfeito para quem aprecia o frio em qualquer época do ano.

Gostou de conhecer mais sobre essa viagem? No Mundo a Vapor, além de fazer uma volta ao mundo, você vai conferir de perto a história do acidente de trem que ocorreu em Montparnasse em 1895 e registrar lindas fotos em nossa fachada. Garanta seu ingresso clicando no banner abaixo:

banner mundo a vapor

Fique por dentro das novidades!

Newsletter