Imagem topo da página

Blog

A todo vapor

Em tempos de Carnaval, vamos relembrar a visita do Hans Donner?

Hans Donner visitou o Mundo a Vapor em janeiro de 2019

Reconhecido por seus trabalhos para a Rede Globo, principalmente pelas vinhetas de Carnaval, o designer Hans Donner aceitou o convite do Mundo a Vapor para prestigiar um momento histórico em nossa cidade: a inauguração da Estação Campos de Canella, que aconteceu no final de janeiro. Localizado em área nobre, bem no Centro, o complexo de compras, cultura e entretenimento foi realizado pela Incorporadora Novalternativa e o nosso parque, que assumiu uma grande responsabilidade: recuperar uma verdadeira relíquia, a locomotiva!


Locomotiva La Meuse, fabricada na Bélgica em 1909, foi revitalizada pelo Mundo a Vapor

PAIXÃO PELAS INVENÇÕES
Mas o que o Hans Donner tem a ver com isso? Calma que a gente explica! Em 2007 ele foi recebido por nosso fundador, Benito Urbani (in memoriam), no parque. A paixão pelas invenções e pelo tempo – especialmente pelos relógios – naturalmente aproximou os dois, que se tornaram amigos. Ao receber o convite para a inauguração da Estação Campos de Canella, Hans Donner fez questão de aceitar por entender a relevância histórica desse momento para a cidade e para o turismo. “É muito bom estar aqui de novo. Recordo do encontro que tive com Benito e do momento em que ele me mostrou o relógio feito a vapor. Também lembro do encantamento dos meus filhos pelo parque, é muito bom estar com eles novamente aqui. O Mundo a Vapor nos leva a uma viagem pelo tempo e isso é maravilhoso”, destacou o designer.


Hans Donner e Benito Urbani: amizade que nasceu por uma paixão em comum, as invenções

Dedicatória escrita por Hans Donner a Benito Urbani, quando visitou o parque, em 2007

PASSEIO PELA SERRA
Em seu passeio pela Serra Gaúcha neste ano, Hans Donner esteve acompanhado dos filhos José Gabriel e João Henrique Donner e do sobrinho Thuan Santos. Os dias ensolarados foram perfeitos para uma programação de lazer e gastronomia intensa! “Gramado e Canela tem muitas belezas, vamos aproveitar para conhecer tudo!”, disse Hans ao embarcar no Bustour para passear. O roteiro incluiu ainda locais como o restaurante Mamma Mia, o Castelinho Caracol, Casa da Velha Bruxa, restaurante Férreo e o Mundo a Vapor, é claro, onde eles se divertiram andando de trenzinho e posando para a foto antiga!


Passeio de Bustour levou Hans e sua família aos principais pontos turísticos de Canela e Gramado


Hans foi recebido pelo nosso anfitrião, o Pepe!


Ele também encontrou outros personagens como a nossa vizinha na Estação, a Velha Bruxa

Diversão incluiu passeio de trenzinho em nosso parque


Tradicional foto antiga rendeu boas risadas por aqui!

MUNDO A VAPOR EXPRESS
Ao prestigiar a inauguração da Estação Campos de Canella, Hans Donner fez uma visita ao nosso vagão, que está coladinho na locomotiva! Ele conferiu de perto o cenário da foto antiga, a linha de souvenirs exclusivos e nossa principal atração: o relógio a vapor!

Nosso convidado foi rever de pertinho o relógio movido a vapor que está em nosso vagão, no Centro de Canela

Hans Donner foi recebido pela família Urbani no evento de inauguração da Estação Campos de Canella

VOCÊ AINDA NÃO CONHECE O RELÓGIO A VAPOR?
Esse relógio despertou em Hans Donner uma paixão, lá em 2007, quando esteve visitando nosso parque. Seu Benito Urbani contou a ele que existem apenas dois relógios no mundo que são movidos a vapor. Um está em Vancouver, no Canadá, e o outro é esse aqui!!!! Ele foi produzido artesanalmente por Omar Urbani (irmão de Benito) a partir da imagem de um cartão postal do relógio canadense. E nós escolhemos essa preciosidade para representar nosso parque no Vagão do Mundo a Vapor na Estação Campos de Canella. Você ainda não foi nos visitar lá? Todo o  complexo tem acesso gratuito. Programe esse passeio!

Horários de funcionamento do nosso vagão:
Terças a quintas –10h às 20h
Sextas e sábados – 10h às 22h
Domingos, das 10h às 20h
Segundas – fechado
Endereço: Rua Melvin Jones, Centro, Canela/RS

Relógio a vapor apita a cada hora cheia

MAS E ESSE RELÓGIO DO HANS DONNER?
Apostamos que você deve estar se perguntando o que é esse relógio que o Hans Donner está exibindo em todas as fotos. A gente explica: esse é o ONNE. O nome faz uma referência à expressão “único” e ao sobrenome (dONNEr) do designer. A peça, que ainda é um protótipo, foi fabricada na China e é bem diferente de um relógio convencional, já que em vez de ponteiros e números, marca as horas através de um jogo de luzes.


Hans Donner exibe com orgulho sua mais recente criação, o relógio ONNE

Fotos: Matias Lorenzoni/Divulgação e arquivo Mundo a Vapor

Fique por dentro das novidades!

Newsletter