Imagem topo da página

Blog

Canela

Moradora de Canela lança livro “Por que não?”

Natural de Lages/SC, Ágatha Lima, vive em aqui Canela com sua família desde os seis anos. Hoje estudante Geografia pela Universidade Federal do Pampa, teve sua formação inicial na Escola Danton Corrêa. Ela se recorda com carinho que “Não consigo me lembrar de passar um dia sem escrever, seja uma lista de compras ou diálogos mordazes”.

Ágatha revela suas paixões: “Já tentei cultivar uma horta e como uma verdadeira sulista faço pães e tortas razoáveis. Sou uma fã inegável de Billy Joel e novelas mexicanas, gosto de dias de chuva e idiomas que nunca sei pronunciar direito. Como meus personagens sou um pouco supersticiosa, e deveria (urgentemente) consertar a armação torta dos meus óculos! (risos)”

Após ter alguns empregos frustrados ela percebeu que o destino estava a seu favor! Decidiu escrever um livro de verdade, e assim o fez!

“Depois de ter terminado de escrever e saber das dificuldades de conseguir uma editora e da vida literária nacional, decidi mesmo assim enviar o manuscrito para duas das editoras que eu acompanhava. O original foi aceito para leitura por duas editoras, entretanto como a Chiado Books já tinha começado a trabalhar nele acabei nem dando continuidade com a outra editora.  Aliás, devo agradecer a eles, pois o carinho, a paciência, e toda cordialidade comigo e com o livro foram incríveis!” 

Ágatha no lançamento do livro, autografando

A autora revela ainda que “Toda a influência, tanto literária como musical e cultural me derem ideias e tanto! Sou uma grande fã de Tolkien e Sally Green o que me faz amar o detalhismo e o modo “cru” de escrever. A cultura pop dos anos 80, fora outra de grande inspiração, contando que todo capítulo é o título de uma musica dessa época. Quando tive a ideia para o livro, comicamente,  estava tirando o pó e escutando ‘Behind Blue Eyes’ do The Who, e quando a música terminou eu sabia sobre o que queria escrever! Acho que não tive um grande momento com uma ideia pronta, mas tive uma ideia! Levei algumas semanas pensando em cada núcleo e em como cada um se interligava. Mesmo sendo uma fã de Harry Potter e dos feiticeiros e templários de Ursula Guin, queria algo diferente e que invertesse os papéis daquilo que sempre li.”

Canela, sem dúvida, teve um forte papel na sua construção. O cenário verde e toda natureza e elementos da cidade, são o que mais se encontram neste livro: “Me inspirei para uma pequena cidadela rodeada por uma floresta de calvário, coisa que encontramos aqui como as chuvas em excesso e todo clima de inverno e verão colidindo.”

O lançamento de “Por que não?” aconteceu no dia 27 de agosto no Espaço 273, com direito à bate-papo entre a autora com conhecidos e outros totalmente novos e curiosos pela temática.  O livro tem distribuição no Brasil e em Portugal, podem ser encomendados também em qualquer balcão das lojas Saraiva, Cultura, Travessa, Amazon e etc, ou ainda pelos sites das livrarias e da própria editora Chiado Books.

Tags:

#Canela

Fique por dentro das novidades!

Newsletter