Imagem topo da página

Blog

Data Especial

Mundo a Vapor celebra a volta do trem

Locomotiva foi revitalizada pelo parque temático e agora retorna à cidade

Nesta quinta-feira, dia 6, Canela começa a escrever um novo capítulo em sua história. A locomotiva – um dos símbolos do desenvolvimento do município – retorna à cidade depois de passar por um detalhado processo de revitalização. O parque temático Mundo a Vapor acolheu a proposta feita pela Incoporadora Novalternativa e assumiu a recuperação do trem, devolvendo este patrimônio a Canela. Um ano depois de ser retirada da antiga Estação Férrea, onde ficou ao ser desativada há 40 anos, a histórica locomotiva La Meuse, classe 0-6-0, fabricada na Bélgica em 1909, volta para Canela após passar por um grande processo de renovação assinado pela empresa MKR, de Taquara.

RAÍZES NA HISTÓRIA

O trem e tudo o que girava ao seu redor traduz a história da família Urbani. Na década de 20, a oficina mecânica de Ernesto Urbani em Canela atendia as serrarias que eram movidas por grandes máquinas a vapor. Herdeiros do seu talento, os filhos Omar, Benito e Hermes cresceram dentro da oficina que consertava os locomóveis. Apaixonados por máquinas a vapor, eles tinham a oficina do pai como um laboratório para a criatividade, onde passaram a criar artesanalmente diversas réplicas, reproduzindo o processo industrial de maneira minuciosa. O passatempo inspirou um novo negócio e em 1991 nascia o Parque Temático Mundo a Vapor, um dos ícones do turismo de Canela.

ORGULHO DE PERTENCER

A esposa de Benito Urbani, Rosa, e as filhas Caren, Lenise e Mariane, que hoje comandam o parque seguindo o legado deixado pelo fundador, celebram a volta do trem à cidade, pois entendem que esta é a melhor forma de honrar a história da família e a história de Canela. “Assim como nosso pai, temos orgulho de pertencer a Canela e diariamente – como ele também fazia – trabalhamos para construir o melhor para a nossa cidade”, destaca Caren Urbani Facchin. “Hoje é um dia feliz para nós, pois estamos realizando um sonho dele”, completa Rosa Urbani.

UM PRESENTE PARA CANELA

Além de viabilizar a revitalização do trem, o Mundo a Vapor integra o complexo Estação Campos de Canella com um dos vagões, onde terá um espaço que promete envolver o visitante, oferecendo um passeio pela história que hoje é contada no parque. “A locomotiva volta ao coração da cidade e será mais um atrativo turístico. Nós acreditamos nessa ideia e junto com a Novalternativa estamos entregando para Canela um presente, um espaço voltado ao bem-estar das pessoas, ao convívio agradável que a nossa comunidade merece e que o turista certamente irá apreciar”, afirma Caren.

LARGO BENITO URBANI

Junto com o retorno do trem, outro fato passa a ser escrito na história da cidade. A proposição apresentada pelo vereador Ismael Viezze renomeando o antigo espaço chamado Largo da Fama foi aprovada por unanimidade pela Câmara de Vereadores no dia 26 de novembro. O espaço público que estará junto ao complexo Estação Campos de Canella passará, oficialmente, a ser chamado Largo Benito Urbani. “Tive o privilégio de conhecer o seu Benito, pois trabalho há 25 anos com turismo. Ele representa muito bem todos os empresários que se dedicam e dão o seu melhor a Canela, por isso essa é uma justa homenagem que a cidade entrega a partir de agora”, declara o vereador. O Largo Benito Urbani irá se conectar com a Rua Ernesto Urbani já existente, mostrando que o tempo e a história mantêm unidos pai e filho, homenageados por seu trabalho e amor por Canela.

 

 

Produção: Adriana Silveira – Jornalista MTB/RS 10.994

Foto: Carlos Alfredo Schaffer

Fique por dentro das novidades!

Newsletter