Imagem topo da página

Blog

A todo vapor

Mundo a Vapor homenageia Paixão Côrtes na Semana Farroupilha

A Semana Farroupilha é uma semana muito especial no Rio Grande do Sul e visa promover e cultuar as tradições do Estado. A data lembra a Revolução Farroupilha que teve inicio em 20 de setembro de 1835 e se estendeu até 1845. Nesse movimento revolucionário, que teve duração de dez anos e mostrou-se ideais de liberdade, igualdade e humanidade.

No cenário da cultura gaúcha, surgiu a figura de Paixão Côrtes, nascido em 1927, foi um  folclorista, referência no estudo da identidade do gaúcho. Sua imagem se confunde com a do objeto que ele dedicou a vida a desvendar.

Ao longo das décadas de 40 e 50 foi o mentor de uma série de solenidades que visavam fomentar os símbolos do gauchismo, como a Chama Crioula, o Desfile de Cavalarianos, a Ronda Crioula e o primeiro Centro de Tradições Gaúchas, nomeado 35, no ano de 1948. Teve músicas gravadas por Inezita Barrosso, como Chimarrita-balãoBalaioMaçanico e Quero-ManaTirana do LençoRiloXote Sete VoltasXote InglêsXote CarreirinhaHavaneira Marcada. Aliás, foi Paixão quem estudou e catalogou as danças praticadas no Rio  Grande do Sul e que levou a cultura gaúcha à Paris no ano de 1961.

Foi Paixão Côrtes que inspirou a estátua do Laçador, do artista Antônio Caringi, principal símbolo da figura do gaúcho que embeleza a capital Porto Alegre. Paixão faleceu no dia 27 de agosto de 2018, aos 91 anos, deixando um legado de cultura e tradição aos gaúchos.

 

Semana Farroupilha no Mundo a Vapor

 

Aproveitando o feriado de 20 de setembro para oportunizar que mais visitantes participem, o Mundo a Vapor optou por comemorar essa data do dia 20 até dia 23 de setembro. Durante esse período, no cenário especial montado na Ferraria, os visitantes poderão fotografar como se estivessem em um típico galpão. Além disso, serão convidados a experimentar o chimarrão, bebida típica gaúcha composta por erva-mate e água morna.

O auge da Semana Farroupilha será no sábado, onde em dois horários – 10h30 e 15h30 – haverá uma apresentação do grupo de danças da churrascaria Garfo e Bombacha.

 

Ingresso: o valor do ingresso adulto é R$36,00 e o meia entrada é R$18,00. Meia entrada é válida para idosos, crianças entre 6 e 15 anos e estudantes mediante apresentação da carteirinha de estudante. Crianças de 0 a 5 são isentas.

Fique por dentro das novidades!

Newsletter