Imagem topo da página

Blog

Campanha

Nós estamos no Dia de Doar!

Nos dias 30 de novembro, 1º, 2 e 3 de dezembro, estaremos na Rua Coberta, no Centro de Gramado, com uma ação voltada ao Dia de Doar. Nossa participação será com o Poço Gravitacional, equipamento que fica em nosso Espaço Kids e que instiga a curiosidade de visitantes de todas as idades por explicar, de modo prático, como funciona o movimento da Terra em torno do sol.

Como vai funcionar?

Essa interação irá ocorrer na Rua Coberta, onde o público poderá lançar a moeda e acompanhar a sua movimentação orbital, que reproduz a forma como os corpos são atraídos por buracos negros. Pra quem curte física, fica a dica!

Todas as moedas arrecadadas nos quatro dias da ação serão entregues ao movimento Dia de Doar, que irá beneficiar 13 instituições beneficentes:

– Associação Materna de Apoio e Empreendedorismo (AMAE)

– Associação Mãos Dadas Patas Salvas

– Apae Gramado

– Centro de Reabilitação Emanuel Região das Hortênsias (CRERH)

– Comunidade Terapêutica Vale a Pena Viver

– Damas de Caridade de Gramado

– Grupo Escoteiro Geroge Eduard Fox

– Grupo Força Tarefa Serra Gaúcha

– Hospital Arcanjo São Miguel

– Instituto Santíssima Trindade Moreira

– Lar de Idosos Maria de Nazaré

– Liga Feminina de Combate ao Câncer Gramado

– Pastoral do Menor Adolescente Gramado (PAMA)

SOBRE O DIA DE DOAR:

  • O Dia de Doar é um grande movimento para promover a doação no Brasil. É uma mobilização que promove um País mais generoso e solidário, por meio da conexão de pessoas com causas. E faz isso celebrando o prazer que é doar, e o hábito de doar o tempo todo.
  • A câmara de vereadores de Gramado aprovou o projeto de lei do vereador Renan Sartori (PMDB) que institui o Dia Municipal de Doar, em Gramado. A data passa a ser comemorada anualmente, sempre na primeira terça-feira após o Dia Nacional de Ação de Graças, de acordo com a Lei Federal nº 5.110/66, que é na quarta quinta-feira do mês de novembro.
  • O objetivo do projeto é mobilizar as pessoas, empresas, entidades e governo por uma cidade mais generosa, voluntária e solidária, em especial para com as organizações da sociedade civil sem fins-lucrativos.
  • O Dia de Doar surgiu em Nova Iorque nos Estados Unidos em 2012 com o nome de GivingTuesday, que significa “terça-feira da doação”, e vem na sequência de datas comerciais já famosas, como a BlackFriday.
  • No Brasil, o Dia de Doar foi realizado pela primeira vez em 2013, por iniciativa do Movimento por uma Cultura de Doação e Associação Brasileira dos Captadores de Recursos. Anualmente, no Dia de Doar, as entidades poderão receber doações.
  • Este ano o Dia Municipal de Doar em Gramado vai acontecer dia 28 de novembro. Trata-se do 1º projeto no Rio Grande do Sul a ser adotado.

Fique por dentro das novidades!

Newsletter