Imagem topo da página

Blog

A todo vapor

O Acidente de Montparnasse

O Mundo a Vapor é uma atração tradicional na Serra Gaúcha. Principalmente no período de férias, aonde se concentram o maior número de visitantes. É um local indispensável no roteiro da sua viagem. Sua fachada, além de ser um ponto turístico, possui como inspiração o acidente de Montparnasse, mas você conhece a história por trás do ocorrido?
O real motivo que ocasionou o acidente foi a imprudência do maquinista, pois o mesmo estava atrasado e gostaria de chegar na estação o mais rápido possível, acelerando mais que o permitido e resultando na tragédia. O trem transportava 131 passageiros e deixou apenas uma vítima fatal, porém ela não estava no trem, foi atingida pelos destroços. O condutor, Guillaume-Marie Pellerin que já possuía experiência na função, com cerca de 19 anos na ferrovia, foi condenado a dois meses de prisão e a uma multa considerada alta na época.
Poderia ser mais um dia comum em Paris. Até o trágico momento em que o trem atravessou o saguão, transpôs a sacada e despencou de uma altura de dez metros. Naquele momento ele estava a 60 km/h, o freio de ar falhou e foi impossível evitar o acidente.
Fato curioso é que durante 4 dias após o ocorrido, a locomotiva continuava no mesmo local. A partir de fotos sobre o resultado da tragédia, podemos comparar com a fachada do Mundo a Vapor. A semelhança é incontestável. Ficou curioso para comparar e registrar a sua foto ao lado da representação desse acontecimento histórico? Venha visitar a gente! Esperamos por você ❤️

Fique por dentro das novidades!

Newsletter