Imagem topo da página

Blog

Atrações

Vamos celebrar o Dia do Gaúcho!

Aqui no Sul, celebramos uma data que é muito significativa para nós. O 20 de setembro, Dia do Gaúcho, é parte da nossa história. Nessa data, os Centros de Tradições Gaúchas – CTGs realizam uma série de atividades para homenagear os antepassados – especialmente aqueles que lutaram na Revolução Farroupilha. Trouxemos algumas curiosidades para compartilhar com você sobre essa data:

FOTO: www.gauchazh.clickrbs.com.br

Quanto tempo durou a Revolução Farroupilha?

A Revolução Farroupilha, também chamada de Guerra dos Farrapos durou incríveis 10 anos! De 20 de setembro de 1835 a 1º de março de 1845, muitas lutas ocorreram entre os republicanos e federalistas na então Província de São Pedro do Rio Grande do Sul. O sonho de liberdade proclamado pela República Rio-Grandense não se sustentou e o Império retomou o poder no Sul, assinando o Tratado de Poncho Verde.

Qual foi o motivo da guerra?

A Guerra dos Farrapos aconteceu, principalmente, por causa da insatisfação dos estancieiros gaúchos com a política fiscal do governo brasileiro. No século XIX, a província do Rio Grande do Sul tinha como principal produto o charque (carne-seca), que era vendido como principal alimentação dos escravos no Sudeste e Nordeste do Brasil.

O charque era produzido pelos charqueadores, que compravam a carne bovina dos estancieiros, os criadores de gado do Rio Grande do Sul. A grande insatisfação estava relacionada com a cobrança de impostos realizada pelo governo sobre a produção de charque da região. O charque gaúcho recebia uma pesada taxa de cobrança, enquanto o que era produzido pelos uruguaios e argentinos tinha uma taxação diminuta.

Esse quadro tornava o produto gaúcho menos competitivo, uma vez que seu preço era maior. A principal exigência dos estancieiros era que o charque estrangeiro fosse taxado para tornar a concorrência entre o produto nacional e o estrangeiro mais justa.

FOTO: www.r7.com

Por que os republicanos eram chamados de farrapos?

Muitos dos livros de história insistem na versão de que o nome “farrapos” ou “farroupilhas”, dado aos revolucionários gaúchos, teve origem nas roupas que estes vestiam – gastas e esfarrapadas. No entanto, a denominação é, mesmo, anterior à Revolução Farroupilha, e era utilizada para designar os grupos liberais de ideias exaltadas.

FOTO: www.r7.com

O respeito à história

Mesmo tendo perdido a batalha para o governo imperial, os gaúchos revolucionários fizeram história defendendo seus ideais de liberdade, humanidade e igualdade. Esse é um dos motivos pelos quais a data de 20 de setembro é celebrada em todo o Estado, buscando preservar a memória desse grande feito.

A Semana Farroupilha

A Semana Farroupilha acontece de 13 a 20 de setembro, todos os anos, quando diversas expressões culturais exaltam as raízes da nossa terra. Desfiles, acampamentos e apresentações artísticas se multiplicam por todo o Estado, enaltecendo o orgulho de ser gaúcho.

FOTO: William Monteiro – www.g1.globo.com

Nós também celebramos!

Aqui no Mundo a Vapor nós também celebramos a data com nossos visitantes. Neste ano, preparamos um espaço temático para que você possa fazer fotos e entrar no clima da cultura gaúcha junto com a nossa equipe. Venha se divertir com a música, a dança e as histórias da nossa tradição!

Espaço interno decorado Mundo a Vapor
Espaço externo decorado Mundo a Vapor
Equipe Pilchada

Fique por dentro das novidades!

Newsletter