Imagem topo da página

Blog

A todo vapor

Serra Gaúcha criou associação de parques e atrações

Entidade busca contribuir para o desenvolvimento econômico da região

Você sabia que a Serra Gaúcha é um dos destinos mais desejados pelo turista brasileiro? E a Região das Hortênsias, em especial, costuma estar no roteiro de férias em qualquer época do ano. Além da hotelaria de qualidade e da gastronomia diversificada, os atrativos turísticos fazem das cidades de Canela e Gramado locais reconhecidos nacionalmente. Parques temáticos, museus, atrações naturais e o bem-receber das duas comunidades envolvem os visitantes, que com frequência expressam seu desejo de voltar outras vezes para aproveitar tudo o que a região proporciona.

REPRESENTATIVIDADE

Considerando estes aspectos e a busca constante por qualificação dos produtos e serviços para envolver o turista e fazer com que ele permaneça por mais tempo na região, um grupo de empresários se reuniu para criar a Associação de Parques e Atrações da Serra Gaúcha – APASG. Profissionais do turismo, autoridades e imprensa prestigiaram o lançamento que aconteceu no dia 8 de maio, no Hotel Ritta Höppner, em Gramado. A diretoria da APASG é formada por Manuela da Costa (presidente), Alfredo Schaffer (vice-presidente representante de Canela) e Marcos Gomes (vice-presidente representante de Gramado).

OBJETIVO

A entidade nasceu com o propósito de contribuir para o desenvolvimento do turismo da região. As lideranças desse setor apostam que a geração de empregos e a troca informações técnicas para a evolução profissional dos parques irá favorecer o crescimento econômico. “Vamos trabalhar para promover a região não só aqui, mas também em ações pelo país, mostrando a força desse segmento como indutor do turismo. Além disso, queremos criar ações para qualificação da mão-de-obra local, valorizando nossos talentos através de capacitações e conhecimento para que estejam aptos a novas oportunidades”, destaca Alfredo Schaffer, vice-presidente da APASG (representante de Canela) e gerente comercial do Mundo a Vapor.

Ângelo Sanches, Manu Costa, Caren Urbani e Marcos Gomes
Ângelo Sanches, Manu Costa, Caren Urbani e Marcos Gomes

CONQUISTA

A receptividade à criação da associação foi celebrada por Magaly Vieira, gerente de negócios do Sindepat. “Saudamos essa iniciativa e estamos à disposição para auxiliá-los no que for preciso”, disse a representante do Sistema Integrado de Parques e Atrações Turísticas, que representou a entidade no lançamento. O prefeito de Gramado, João Alfredo de Castilhos Bertolucci surpreendeu em seu pronunciamento e anunciou a redução de 5% para 3% na alíquota de cobrança do ISS dos parques estabelecidos em Gramado, demonstrando o apoio do poder público para o fortalecimento do turismo. A notícia foi recebida com aplausos pelos empreendedores, que almejavam essa redução por considerar o atual índice de 5% abusivo. Para a obtenção da redução, os parques de diversão, centros de lazer e congêneres devem proporcionar atividades de lazer educacionais, pedagógicas, culturais e ambientais. A alteração do Código Tributário, para reduzir o ISS, depende de autorização legislativa. “Vamos olhar com a atenção máxima para esse pedido assim que ele chegar à nossa casa”, afirmou o presidente da Câmara de Vereadores de Gramado, Rafael Ronsoni.  

Presidente da APASG Manu da Costa com a mesa de lançamento da Associação
Presidente da APASG Manu da Costa com a mesa de lançamento da Associação

AÇÕES

A diretoria de Associação de Parques e Atrações da Serra Gaúcha – APASG já está estudando a criação de um Manual de Boas Vindas que será entregue aos visitantes para que possam se familiarizar com as características da região e assim poderem aproveitar o melhor dela. Também existe a intenção de formalizar uma ação chamada “Paradinha no Centro de Gramado e Canela”, na qual os personagens dos parques farão um desfile como forma de promoção dos atrativos turísticos existentes nas duas cidades. “Também pretendemos buscar espaço nos conselhos deliberativos nas entidades de classe para que este segmento esteja representado e presente na tomada de decisões”, destaca Alfredo Schaffer.

Peppe arrasando na Paradinha dos Personagens
Peppe arrasando na Paradinha dos Personagens

ASSOCIADOS

A Associação de Parques e Atrações da Serra Gaúcha – APASG inicia com a adesão dez empreendimentos: Aldeia do Papai Noel, Alpen Park, Gramadozoo, Grupo Dreams, Mini Mundo, Mundo a Vapor, Mundo do Chocolate, Parque Gaúcho, Parque Terra Mágica Florybal e TRI Táxi Aéreo. Novas adesões já estão em negociação.

Fotos: Adriana Silveira/Divulgação

Fique por dentro das novidades!

Newsletter