Imagem topo da página

Blog

Data Especial

Vamos brincar de São João!

Quando se fala no mês de junho e em festa, qual a primeira coisa que vem à sua cabeça? Festa Junina, é claro! Essa é a festa que embala os sertões de todo o Brasil com os costumes alegres e coloridos que caracterizam essa região do Brasil o ano inteiro.

Foto : Carla Ornelas/GOVBA

Você sabia que a origem da festa não é por causa de São João?

Na verdade, na Idade Média, os pagãos anunciavam o início dos solstícios de verão e de inverno com as celebrações, durante o período de junho, e homenageavam os deuses da fertilidade e da natureza. Como a Igreja não conseguia terminar com essas festas, resolveu dar um ar mais religioso às celebrações e aproveitando a coincidência das datas, passou a comemorar São João, chamando então de Festas Joaninas.
As celebrações foram apresentadas pelos portugueses durante o período colonial e devido à influência africana e indígena, em cada parte do Brasil apresentam singularidades. A festa foi muito adaptada por outras nacionalidades através dos anos, e com isso sofreu intervenções, como por exemplo, a quadrilha, que tem origem nos salões de dança da França, ou os balões, que têm origem em Portugal, mas que por questões de segurança, foram proibidos por lei no Brasil. A propósito, o Dia de São João é celebrado em 24 de junho, mas as festas costumam acontecer também antes e depois dessa data.

Os pequenos adoram uma fantasia!

Sabemos que em tempos de pandemia os cuidados devem seguir redobrados, mas se você escolher sair para passear um pouco e vier pela Serra Gaúcha, que tal fantasiar as crianças para esse passeio? Elas vão adorar e vai render muitas fotos divertidas em vários cenários bonitos. Aqui no Mundo a Vapor, por exemplo, você pode levar o seu “caipirinha”
para um passeio de trem! A história das máquinas a vapor no mundo passa por diversos países e nós mostramos isso de um jeito bem diferente, crianças geralmente têm sua curiosidade aguçada ainda mais quando passam por aqui!

Pausa para o café e para as compras

E se no meio do passeio você for arrebatado pelo cheirinho irresistível de café, aproveite o momento e prove algumas delícias do nosso espaço gourmet. Quem precisou ficar em casa – e tem muita gente que deve seguir em isolamento para se proteger – merece ganhar um presente, não é mesmo? No Empório Urbani você não terá dificuldades em escolher uma lembrança que seja do jeitinho daquela pessoal especial. Tem decoração, moda, linha para casa, brinquedos e souvenirs.

Tags:

#são joão

Fique por dentro das novidades!

Newsletter