Imagem topo da página

Blog

Atrações

Você sabe como funciona uma Usina Termelétrica?

Na Usina Termelétrica o vapor se transforma em luz!

As termelétricas que você encontra no parque temático Mundo a Vapor reproduzem em detalhes o caminho que a água faz até se transformar em vapor!

Na locomóvel (máquina a vapor) ela alcança alta temperatura, funcionando como um combustível. A força desse vapor é capaz de gerar a energia elétrica que você vê nos postes.

Funcionando em tamanho real, uma termelétrica como as que representamos, seria capaz de gerar energia para aproximadamente 50 famílias. Vamos descobrir como isso é possível?

Como acontece a extração de Petróleo?

O petróleo é um líquido oleoso retirado de rochas subterrâneas. Considerado uma riqueza natural já foi chamado de “ouro negro” devido a sua importância econômica. A formação do petróleo acontece quando uma rocha sedimentar acumula uma quantidade de matéria orgânica originária de restos de animais e vegetais. Essa matéria se transforma enquanto está retida na rocha e origina as denominadas jazidas de petróleo, mas são necessários milhares de anos até que isso aconteça!

Dica: Como é fazer um passeio de trem?

Você sabe como o petróleo é extraído? Uma locomóvel toca a peça chamada cavalo de pau, que faz o bombeamento do petróleo do solo, trazendo-o para a superfície para então ser levado a um reservatório e a partir desse processo, ser encaminhado para as refinarias. O Brasil está entre os países que mais produzem petróleo no mundo e as locomóveis fazem parte desse importante processo.

O que é uma locomóvel?

Locomóvel é uma máquina a vapor automotora usada para movimentar cargas pesadas sobre estradas, para aragem de solo ou para fornecer energia em locais determinados. Ela não anda, é fixa e foi muito utilizada pela indústria no século passado. Também pode ser chamada de locomotiva de estrada, diferente das tradicionais locomotivas ferroviárias.

Uma locomóvel geralmente é robusta e de grande potência, porém é pesada e difícil de ser manobrada (as rodas são para tentar facilitar isso). Mesmo assim, foram elas que revolucionaram a agricultura e o transporte rodoviário até as primeiras décadas do século XX. Ao produzir vapor, a locomóvel gera a pressão que move o cilindro sendo capaz de ativar uma máquina, daí a sua fundamental importância em uma época em que era preciso mais do que apenas a força humana ou animal para determinados trabalhos.

Você sabe como funciona uma Usina Termelétrica?

Usina termoelétrica ou termelétrica é uma instalação industrial usada para geração de energia elétrica a partir da energia liberada por qualquer produto que possa gerar calor – carvão, lenha ou biomassa (bagaço a cana, por exemplo).

Nas termelétricas a fonte de calor aquece uma caldeira com água, gerando vapor d’água em alta pressão, e esse vapor move as pás da turbina do gerador. Neste exemplo, podemos ver a força dessa energia sendo capaz de acender as lâmpadas nos postes. Um dos maiores problemas das usinas termoelétricas é que elas contribuem com o aquecimento global através do efeito estufa e de chuvas ácidas, devido à queima de combustíveis.

E é assim que o vapor se transforma em energia!

Que tal ver tudo isso de pertinho? Garanta seu ingresso agora mesmo, é só clicar na imagem abaixo:

compra de ingresso

Fique por dentro das novidades!

Newsletter