top of page
LOGO_HOR_RGB 2.png

Horário de Atendimento : 9h  às 19h 

Horário de Atendimento : 9h  às 19h. 

COMPRAR INGRESSO
LOGO_VERT_RGB.png
LOGO_VERT_RGB.png
COMPRAR INGRESSO

Horário de Atendimento : 9h  às 20h (exceto às quartas-feiras). 

Você sabia que o “trem caído” da fachada do Mundo a Vapor representa um acidente que realmente aconteceu?

  • Foto do escritor: Mundo a Vapor
    Mundo a Vapor
  • 16 de jun.
  • 2 min de leitura

A fachada do parque é um cartão postal da Serra Gaúcha. Mas a imagem icônica é inspirada em um célebre acidente que realmente aconteceu.


 Acidente de Montparnasse na França, Paris. em 22 de Outubro de 1895.
 Acidente de Montparnasse na França, Paris. em 22 de Outubro de 1895.

O caos se instaurou na estação Gare Montparnasse quando os freios não foram capazes de parar a locomotiva a vapor 721, que atravessou o terminal, caindo do segundo andar da estação e ficando pendurada. O acidente durou segundos, mas sua memória perdura em algumas das fotografias mais interessantes da história.

O trem Granville Paris Express saiu de Granville dentro do horário planejado naquela manhã, às 08:45. Carregava três vagões de bagagem, um vagão postal e seis vagões carregando os 131 passageiros. No caminho para Paris, a velocidade inicial não foi a esperada, e o maquinista decidiu acelerar a locomotiva. A velocidade permitida nas ferrovias da época era de até 35 km/h, mas o trem se aproximava da estação entre 40 e 60 km/h. O maquinista aplicou o freio de ar comprimido para parar a locomotiva lentamente, mas os freios pareciam não funcionar. Naquela velocidade, o maquinista tinha menos de segundos para resolver o problema. O que aconteceu foi uma falha em parar o trem, que atravessou os para-choques, 30 metros do piso da estação, e uma parede de 60cm de alvenaria, caindo de uma altura de 10 metros na praça abaixo. A frente da locomotiva pousou no chão, segurando na parte de trás o tender (vagão onde fica o carvão e reservatório de água).


Milagrosamente, não houve nenhuma fatalidade entre os passageiros e tripulação do trem, embora 6 pessoas tenham ficado feridas, incluindo o foguista, dois condutores, dois passageiros e um pedestre que andava pela praça.

Infelizmente, o acidente não foi livre de fatalidades. A locomotiva caiu sobre uma banca de jornal, que estava sendo operada por Marie-Augustine Aguillard. Era o marido dela que normalmente operava a banca, mas ela estava o cobrindo enquanto ele buscava mais jornais. Quando ele retornou, encontrou-a esmagada pelos escombros. O local do acidente foi fechado pela polícia por 4 dias, enquanto investigava-se a razão por trás do acidente. 

A vista, exposta ali mesmo na praça de Montparnasse, atraiu multidões. Resultando nas inúmeras fotografias do acidente. A câmera havia recém sido inventada. 

Eventualmente, trabalhadores puderam começar a limpar a área. Inicialmente, tentou-se usar 14 cavalos para puxar a locomotiva do lugar, o que não deu certo. Então, importam do Reino Unido um guindaste a vapor de 250 toneladas e, com ajuda de 10 homens, eles abaixaram a locomotiva e depois cuidadosamente a reergueram de volta para o segundo piso da estação. 


Estação e praça antes do acidente
Estação e praça antes do acidente
Estação atualmente
Estação atualmente

 
 
 

Comentários


bottom of page